Morar bem

Curiosidades sobre Campinas que você não sabia

Campinas tem o charme de um município do interior, mas com todo o ritmo e infraestrutura de uma cidade grande. Com mais de 1 milhão de habitantes, está completando 248 anos hoje, 14 de julho. Para marcar a data, selecionamos algumas curiosidades que talvez você ainda não conhecesse sobre as terras campineiras. Vamos conferir?

Antes de ser cidade, foi bairro rural

Criada na primeira metade do século 18, Campinas iniciou sua história como um bairro rural da Vila de Jundiaí. Seu primeiro nome foi Campinas de Mato Grosso, por causa da grande e densa floresta presente na região.

O povoamento se iniciou por volta de 1740, porém, levou-se mais de 50 anos para ser considerada uma vila e passar a ter o nome de Vila de São Carlos. Foi somente em 1842 que ganhou o título de cidade e o nome Campinas.

Uma cidade-fênix

A bandeira de Campinas contém o desenho de uma Fênix, uma ave mitológica que ao morrer queimada, renascia das próprias cinzas. Uma forma instigante de representar o recomeço e a esperança.

Brasão da cidade de Campinas

Há uma razão para ter esse símbolo na bandeira do município. Campinas ficou conhecida como cidade-fênix por ter passado por seguidas epidemias de febre amarela, datadas entre os anos de 1889 e 1897. A Fênix simboliza as mortes ocorridas que mudaram para sempre a história daquele local, mas também faz referência à força e renascimento do povo campineiro após essas tragédias.

Uma cidade potencial para pessoas empreendedoras

Se você pensa em empreender, o município campineiro pode ser um ótimo local para abrir seu negócio. Isso porque Campinas está entre as 30 melhores cidades do país para empreender. Sendo mais específico, ela ocupou a 27ª posição em um ranking divulgado pela Endeavor Brasil neste ano de 2022.

O Índice de Cidades Empreendedoras analisa quesitos como ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. 

Referência nacional de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

Você sabia que Campinas tem um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) igual ao da capital de São Paulo?  E isso é um ponto positivo!

Campinas possui um IDHM de 0,805 – um valor considerado alto e que coloca a cidade na 23ª posição no ranking nacional, junto com São Paulo, Assis, Porto Alegre e outros municípios importantes do Brasil.

As 7 maravilhas de Campinas

Esta lista não foi nós que criamos, e sim os próprios campineiros. Em 2007, os munícipes escolheram através de uma votação online as 7 Maravilhas da Cidade. São elas:

1. Jockey Club Campineiro

Imagem: Fa Souza Freitas

É referência na cidade quando se trata de História da Arquitetura. Sua fachada e decoração são inspirados nos palacetes franceses do século XVIII, sendo inaugurado em 1925 para ser sede do Jockey Club Campineiro. Em 2008 o prédio passou por uma revitalização, preservando e valorizando a história da cidade.

Endereço: Av. Dr. Tomas Alves, nº 39, Praça Antônio Pompeu – Centro.

2. Catedral Metropolitana

Imagem: Luciano Calafiori

A padroeira de Campinas é a Nossa Senhora da Conceição, e é a ela que a Catedral Metropolitana é dedicada. Começou a ser construída em 1807, tendo sua finalização somente em 1883. A Catedral foi tombada em 1988 e é considerada o maior edifício do mundo construído em taipa de pilão. Seu interior tem estilo barroco e a fachada neoclássica.

Endereço: Praça José Bonifácio, s/n, Centro.

3. Mercado Municipal

Imagem: Marcio Masulino

Com estilo neomourisco (ou neoislâmico), o Mercado Municipal também é um importante edifício que marca a arquitetura de Campinas. Foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado em 1908. Primeiramente, havia sido construído para ser um armazém de estocagem.

Edifício tombado em 1982, é local de História, passeio e compras dos mais variados alimentos e utensílios.

Endereço: Av. Benjamin Constant, s/n, Centro – Vila Itapura

4. Estação Cultura

Imagem: Camila Roberta de Figueiredo

Sua arquitetura faz referência à Era Vitoriana e marca uma bela presença no centro de Campinas. Foi construída com tijolos importados da Inglaterra, sendo inaugurada em 1884 como estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

As viagens de trens com passageiros ocorreram até 2001, quando a Prefeitura ocupou o espaço para realizar atividades culturais. Hoje é conhecida como Estação Cultura “Prefeito Antônio da Costa Santos”, sendo palco para diferentes eventos, tais como espetáculos de música, teatro, feiras literárias e gastronômicas.

Endereço: Praça Mal Floriano Peixoto – Villa Rialto, Campinas

5. Torre do Castelo

Imagem: Toninho Oliveira/Prefeitura de Campinas

Construída em 1940 com estilo art déco, a Torre do Castelo era conhecida como Castelo D’água. Isso porque era uma caixa de água de 27 metros de altura criada para abastecer alguns bairros da região norte.

Está em um dos pontos mais altos de Campinas. No mirante da torre, é possível ter uma visão de 360° da cidade e enxergar até a Serra do Japi (em boas condições climáticas).

Endereço: Praça Vinte e Três de Outubro, s/n, Jardim Chapadão, Campinas

6. Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Imagem: Marcio Masulino

Mais um ícone arquitetônico de Campinas. Tem estilo colonial espanhol e foi construído entre os anos de 1944 e 1970. A Escola Preparatória de Cadetes do Exército tem como autor o engenheiro e arquiteto Hernani do Val Penteado e o objetivo da instituição é preparar futuros cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras.

Endereço: Av. Papa Pio XII, 350, Jardim Chapadão

7. Parque Portugal (Lagoa do Taquaral)

Imagem: Carlos Bassan

Já falamos algumas vezes da Lagoa do Taquaral por aqui. E é claro que ela estaria na lista das 7 Maravilhas da Cidade de Campinas. Um dos mais importantes parques do município, tem uma extensa área verde e uma bela lagoa onde é possível andar de pedalinho.

O espaço também conta com ciclofaixa, pista para caminhada, playground e quiosques com comidinhas.

Endereço: Av. Doutor Heitor Penteado, 1971

O que achou dessas curiosidades de Campinas?

A cidade é recheada de histórias interessantes e ocupa um espaço de grande importância para a economia do Estado de São Paulo. E com certeza é um município que continuará a se desenvolver e ser motivo de orgulho para muitos campineiros. Mas, nos conte, qual curiosidade você mais gostou? Comente conosco 😉

Veja também:
Como saber se vai bater sol no apartamento?
Como saber se vai bater sol no apartamento?
carro elétrico sendo recarregado
5 tendências de tecnologia em condomínios
2 Comentários
  • Paulo Queiroz jul 14,2022 lúc 14:32

    Muito boa matéria da cidade de Campinas.Simbolos arquitetônicos na qual ainda não conhecia. Parabéns!

  • Cláudio Petruz jul 14,2022 lúc 08:14

    Excelente matéria. Parabéns.

Deixe seu comentário

Seu comentário:

Nome*
Site