Lifestyle

Harmonização de vinho com chocolate: como fazer?

Como harmonizar vinho com chocolate

O vinho é uma bebida perfeita para nos acompanhar em diferentes momentos, seja durante a leitura de um livro, em uma festa ou durante o preparo de um jantar. E com a Páscoa chegando, nos vem a pergunta: é possível criar uma boa harmonização de vinho com chocolate? Pode confiar que sim!

Apesar de um pouco complexo, é possível criar combinações para diferentes paladares. Selecionamos algumas dicas de especialistas que irão ajudar nessa harmonização saborosa e carregada de doçura.

Como harmonizar vinho com chocolate

A combinação, de acordo com especialistas, é um tanto desafiadora por conta das características do chocolate: sabor marcante e forte presença do açúcar e gordura. Esses elementos, juntos, tomam conta do nosso paladar e dificultam a sentir outros sabores. 

A combinação do vinho com o chocolate se dará por similaridade ou por contraste nos sabores, dependendo da intensidade do cacau. Mas existe uma regra de ouro: a sobremesa nunca deve ser mais doce que o vinho.

Vinho com chocolate ao leite

O chocolate ao leite tem uma porcentagem menor de cacau e maior de gordura e açúcar, dando seu sabor mais doce.

Chocolate ao leite combina com vinhos mais doces, seja branco ou tinto

A dica dos especialistas é fazer a harmonização por similaridade, ou seja, escolher um vinho que tenha alto residual de açúcar, no mesmo patamar do chocolate ao leite ao acima.

Algumas sugestões de vinhos são os de colheita tardia, vinho do Porto, espumantes tintos suaves e Pinot Noir.

Vinho com chocolate branco

Considerado o mais doce do mercado, o chocolate branco tem em sua composição manteiga de cacau, açúcar e leite. Por isso, é mais gorduroso e doce.

Chocolate branco com vinho: especialistas indicam que a bebida seja tão doce quanto o chocolate

Para ter uma boa harmonização, as melhores opções são os vinhos doces para complementar. O Moscatel gerará uma combinação muito interessante, devido ao seu teor de doçura e acidez.

Vinhos brancos e doces com chocolate branco é uma sugestão de harmonização

Sites especializados em vinhos também sugerem que para a harmonização com chocolate branco, opte por bebidas que tenham passado pela fermentação malolática, que dão uma sensação amanteigada na boca.

Vinho com chocolate meio amargo ou amargo

As opções aqui são abrangentes e vão agradar quem prefere vinhos secos.

Vinho secos com chocolate amargo ou meio amargo são uma boa combinação

Os chocolates com uma intensidade maior de cacau, portanto, com menos açúcar e gordura, podem ter harmonização por similaridade ou por contraste.

Por similaridade, entende-se por escolher uma bebida com características semelhantes ao do chocolate (neste caso, vinhos secos). E por contraste, escolher pelos mais adocicados.

Algumas sugestões, a depender do nível de amargor e tipo de harmonização que deseja, são o Cabernet Sauvignon, Syrah, espumante brut Chardonnay, Merlot, Pinot Noir bem encorpado e vinhos licorosos.

Vinho e chocolates com inclusões e recheios

É comum encontrarmos chocolates com diferentes inclusões nas melhores confeitarias e chocolatarias. São bombons, trufas e barrinhas com ingredientes extras incorporados, tais como castanhas, frutas secas, especiarias, caramelo e ganache.

Chocolate com inclusões ou recheios deve ser harmonizado de acordo com o ingredinte extra da sobremesa

Neste caso, o ideal é prestar atenção no sabor predominante do doce e escolher um vinho a partir dele. Por exemplo, se é um chocolate com frutas vermelhas, opte por uma bebida que tenha um aroma e sabor semelhante. Se é uma sobremesa com amêndoas torradas, escolha um vinho com toques amendoados.

Mais dicas de harmonização de vinho com chocolate

Confira o vídeo da loja Evino com indicações de vinhos que combinarão muito bem com diferentes tipos de chocolates para esta Páscoa.

O canal da rede de shoppings Iguatemi também tem dicas muito saborosas para harmonização. E entre as opções de chocolates, há o nosso queridinho e famoso brigadeiro.

Qual harmonização você escolherá para apreciar na Páscoa?

Com essas orientações básicas temos certeza que você pode realizar uma combinação única dessa dupla: o vinho e o chocolate. Mas lembre-se: quando se trata de harmonização, o principal é fazer algo que combine com o seu paladar. Então, não hesite em se aventurar e, quem sabe, até quebrar algumas regras. Boa Páscoa! 😉

Veja também:
Home Office: o novo jeito de trabalhar ao seu alcance
como preparar um brunch de primavera
Inspire-se com ideias para um brunch de primavera elegante
1 Comentário
  • Cláudio Petruz abr 11,2022 lúc 09:02

    Matéria realmente interessante – muito propícia para essa época do ano.

Deixe seu comentário

Seu comentário:

Nome*
Site