Lifestyle

Gaudí, Barcelona 1900: exposição em São Paulo reúne obras do arquiteto espanhol

gaudi

Para os amantes da arquitetura e da Espanha, o Instituto Tomie Othake está com uma exposição imperdível: Gaudí – Barcelona, 1900. A mostra, que tem curadoria de Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba, destaca os processos construtivos do famoso arquiteto, por meio de modelos tridimensionais que destacam os detalhes únicos de Gaudí, baseados em uma geometria que era calculada a partir da observação e estudo dos movimentos da natureza.

Modernismo Catalão

Gaudí é considerado precursor do chamado “modernismo catalão”,  estilo arquitetônico que se desenvolveu na Catalunha, com maior força em Barcelona, no período entre 1880 e 1930. Apesar de ser chamado de modernista, o estilo é considerado por alguns especialistas como art nouveau

Para outros autores, Gaudí se inspirou em dois movimentos para criar o modernismo catalão: o romantismo nacional (que traz como característica principal a retomada da arquitetura catalã) e o progressismo, que busca a união da ciência com a tecnologia na construção da sociedade.

gaudi barcelona

Maquete Casa Batlló

Exposição

Quem marcar presença vai conferir peças originárias do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera – Gaudí, em um total de 111 trabalhos, distribuídas em maquetes (algumas em escalas monumentais), objetos diversos, mobiliário e outros trabalhos do arquiteto que ajudaram a compor a cidade de Barcelona nos anos 1900 com uma estética moderna e única.

gaudi

Maquete Sagrada Família

Além das obras do arquiteto espanhol, a mostra conta com 26 trabalhos de artistas contemporâneos ao artista, os chamados ensembliers (artesãos de alto nível). Todos desenvolveram suas obras baseados no preceito modernista catalão, iniciados por Gaudi. Vale a pena visitar o espaço e se encantar com a genialidade dos projetos.

Parque Güell gaudi

Parque Güell: projetado por Gaudí por encomenda do empresário Eusebi Güell, é um dos mais famosos pontos turísticos de Barcelona

Gaudí, Barcelona 1900

Local: Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Av.Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros – São Paulo – SP

Data: De 20/11/2016 à 05/02/2017

Horário: Terça a domingo das 11h às 20h – última entrada na exposição às 19h

Ingressos: http://bit.ly/2ga1pRd

Valores: R$12,00 e R$6,00 (meia-entrada)

Mais informações, acesse: Instituto Tomie Ohtake

 

Veja também:
como preparar um brunch de primavera
Inspire-se com ideias para um brunch de primavera elegante
Churrasqueira a carvão, grill gás e grill elétrico
Churrasqueira na varanda gourmet do seu apartamento: aprenda a diferença dos modelos oferecidos no mercado