Arquitetura e Decoração

Churrasqueira na varanda gourmet: conheça os modelos para ter no apartamento

varanda gourmet com churrasqueira elétrica, a gás ou carvão: qual escolher?

A varanda gourmet com churrasqueira é o cenário perfeito para reunir os amigos e família em um final de semana, não acha? Preparar receitas, brindar, colocar a conversa em dia…

Comum em apartamentos, a varanda gourmet preparada para ter uma churrasqueira é uma das exigências de muitas pessoas que buscam por esse tipo de imóvel. Mas, qual churrasqueira é melhor quando se trata de um residencial vertical?

Neste post, vamos falar sobre os 3 tipos de churrasqueiras disponíveis no mercado para escolher o melhor para a varanda do seu apartamento.

Varanda gourmet com churrasqueira: a dupla perfeita para o brasileiro

As varandas sempre foram sinônimo de espaço extra e liberdade para quem mora em apartamento, se transformando ao longo do tempo em ambientes de reuniões descontraídas, extensões da sala e da cozinha para compartilhar momentos de relaxamento.

Enquanto isso, o churrasco muitas vezes faz parte dos momentos de celebrações, lazer e até pode ser a maneira perfeita de aproveitar o tempo ocioso. Uma tradição e verdadeira paixão para muitos brasileiros, principalmente se acompanhado de bons drinks e convidados.

Pessoa fazendo churrasco na varanda gourmet com churrasqueira
Churrasco é uma das paixões do brasileiro

Por isso, a maioria dos apartamentos prevê na planta uma varanda gourmet com churrasqueira ou os pontos de energia preparados para instalação. O equipamento pode ser elétrico, a gás ou carvão, e cada tipo tem suas características e indicações para determinados espaços.

3 tipos de churrasqueiras para varanda do apartamento

1. Churrasqueira a Carvão

Modelo tradicional e o preferido entre os churrasqueiros profissionais, pois proporciona boa queima e bom braseiro. Além disso, é uma opção bastante durável.

A defumação da carne, que se dá por meio da fumaça, é o argumento mais utilizado na hora de defender a churrasqueira a carvão. Os especialistas garantem que carne fica muito mais saborosa quando preparada nesse equipamento.

Um dos pontos de atenção é a fumaça que essa churrasqueira produz: a varanda gourmet do apartamento precisa receber preparação prévia, como a instalação de dutos e manutenção de espaços abertos para melhor circulação do ar.

Para que a fumaça da sua churrasqueira não atrapalhe o andar vizinho, a preparação dos dutos deve ser considerada desde o projeto do empreendimento. Então, se a sua preferência é pela churrasqueira a carvão na varanda gourmet do apartamento, observe se a construtora oferece todos recursos necessários para o perfeito funcionamento.

2. Churrasqueira Grill ou Churrasqueira Elétrica

A praticidade é a palavra de ordem dos modelos elétricos das churrasqueiras elétricas ou grill. Como só exige um ponto de alimentação de energia elétrica, quase não faz fumaça e reduz a quantidade de trabalho de quem vai preparar o churrasco.

Churrasco vegetariano na churrasqueira elétrica
Churrasqueiras elétricas são bons modelos para churrascos vegetarianos

Carnes mais magras e peixes podem ser bem exploradas nesse modelo, junto com os queijos de palito. Alimentos como abobrinha, berinjela, pimentão e cogumelos ficam deliciosos grelhados, sendo uma boa pedida para esse tipo de churrasqueira que vai complementar as refeições de quem segue uma dieta sem carne.

Escolhendo uma churrasqueira elétrica para a sua varanda gourmet

Na hora de escolher a churrasqueira elétrica para a varanda gourmet, atenção a esses pontos:

  • Opte por um modelo com boa potência, pois quanto maior o calor gerado, melhor o resultado final no alimento;
  • Apesar da potência alta, fique atento ao consumo de energia do modelo escolhido;
  • Confira se o produto possui o selo de conformidade do Inmetro quanto à segurança (proteção contra os riscos elétricos, mecânicos, térmicos, de fogo e radiação).
churrasqueira grill elétrica na varanda gourmet

Alguns apartamentos oferecem o modelo de varanda gourmet com churrasqueira elétrica, por ser uma opção prática que ocupa menos espaço, além da manutenção e limpeza fáceis.

É importante prestar a atenção na estrutura da varanda: se há bancada com pia para a preparação dos alimentos, se os pontos de energia elétrica para o grill estão previstos e onde serão instalados.

3. Churrasqueira a Gás

A churrasqueira a gás sai na frente pela modernidade. É uma opção que funciona de forma semelhante a elétrica. Com ela é possível preparar o churrasco mais rápido e obter um cozimento homogêneo de qualquer alimento que colocar na grelha, pois o calor é distribuído de forma uniforme.

churrasqueira a gás em varanda gourmet de apartamento
Apartamentos Brickell Iguatemi são entregues com churrasqueira a gás na varanda gourmet

Para ter esse tipo de churrasqueira em apartamentos é necessário um ponto de gás com válvula regulada e uma boa ventilação. Quanto à limpeza, é bem simples: não tem sujeira com carvão e a gordura cai em um compartimento específico para isso. É a união da modernidade com a praticidade!

Muitos empreendimentos da CRB Construtora possuem varanda gourmet com churrasqueira a gás entregue. Um modelo imponente, com ótimo design e qualidade. Veja alguns exemplos na galeria a seguir:

  • churrasqueira a gás no apartamento decorado Lumio Cambuí
  • churrasqueira a gás em apartamento
  • varanda gourmet com churrasqueira a gás

Em alguns projetos como o do Urban Haus, em Sorocaba, a varanda do apartamento é entregue com preparação completa para instalação de churrasqueira elétrica (grill), além da bancada e pia para preparação dos alimentos e uso geral.

Varanda gourmet com churrasqueira elétrica do Urban Haus, em Sorocaba.
Apartamento do Urban Haus é entregue preparado para instalação de churrasqueira elétrica (grill)

Qual modelo de churrasqueira é melhor para você?

Vimos neste post que há 3 principais tipos de churrasqueiras para varanda gourmet de apartamento: elétrica, a gás e a carvão. Todas apresentam benefícios, fazendo com que a escolha por um dos modelos seja influenciada principalmente pela estrutura do imóvel e orçamento disponível. Ainda há a possibilidade de adquirir um imóvel que já é entregue com a churrasqueira, facilitando a vida dos futuros moradores.

Das opções apresentadas aqui, qual é a que você mais gostou? Comente conosco.

Veja também:
Hidro spa no apartamento: orientações e ideias para ter a sua
Suíte master, Suíte e Demi-suíte: qual a diferença?
3 Comentários
  • Cláudio Petruz jan 6,2022 lúc 15:18

    Ótima matéria sobre os tipos de churrasqueiras.
    Seja qual for, realmente é imprescindível. Faz toda a diferença…
    Parabéns.

  • Jávara Belisário jan 6,2022 lúc 12:28

    Quantos quartos, tem o apartamento?

  • Édson Simões de Souza jan 6,2022 lúc 11:43

    Vcs tem aptos em Joinville?

Deixe seu comentário

Seu comentário:

Nome*
Site