Arquitetura e Decoração

Decoração da lavanderia do apartamento: dicas para todos os tamanhos

como decorar a lavanderia do apartamento

A decoração da lavanderia do apartamento não se resume a apenas colocar uma máquina de lavar, tanque e um varal. Também chamada de área de serviço, ela pode ser charmosa e, principalmente, muito funcional para deixar a rotina mais prática e organizada.

Para te ajudar nisso, selecionamos várias dicas que servem para qualquer lavanderia, seja ela pequena, grande, integrada à cozinha ou separada em um cômodo único.

O que ter na lavanderia do apartamento?

A lista do que é essencial ter em uma área de serviço bem planejada do apartamento é a mesma para todos os tamanhos e estilos. O que vai mudar aqui é a quantidade e, eventualmente, disposição e estilo dos objetos.

1 – Máquina de lavar ou máquina lava e seca

Claro que este é o primeiro item a se considerar. Na hora de escolher o seu modelo, se atente ao tamanho do equipamento tanto para acomodar na lavanderia, como para passar pelas portas do seu apartamento, certificando que a instalação será feita sem grandes transtornos.

Quando se trata de apartamentos sem área externa ampla para secar as roupas, o mais interessante é investir em uma máquina lava e seca. Com certeza, deixará sua rotina e espaço mais otimizados.

decoração de lavanderia do apartamento: marcenaria planejada ajuda a esconder a área de serviço quando não está em uso
Apartamento decorado Lumio Cambuí

No quesito decoração, há duas opções: deixar o equipamento à mostra ou escondido. O armário para a máquina de lavar pode criar uma conexão visual com o décor do ambiente e camuflar o eletrodoméstico enquanto não está em uso. Essa opção é ótima para áreas de serviço integradas com a cozinha ou living.

2 – Tanque

O tanque para a área de serviço é fundamental quando deseja lavar peças delicadas ou uma pequena quantidade de roupa sem a necessidade de usar a máquina.

Tanque em cimento  e apoio de madeira traz ar rústico na decoração da lavanderia.
Tanque em cimento e apoio de madeira traz ar rústico para a lavanderia . Imagem: Angela Wheeler Design

O material do tanque pode variar conforme a decoração da lavanderia. Pode ser de cimento, por exemplo, trazendo um ar mais bruto e rústico. Outra sugestão muito utilizada é o tanque em inox embutido em uma bancada ou esculpido na pedra.

3 – Prateleiras ou nichos

Para incrementar a decoração da lavanderia do apartamento e manter tudo organizado, as prateleiras e nichos ajudam com maestria. São ideais para colocar os produtos de limpeza mais utilizados no dia a dia, panos, pregadores de roupa, baldes ou objetos de décor, tais como quadros e vasos de plantas.

Quando se trata de uma área de serviço pequena, a primeira solução que vem em mente é verticalizar a decoração, aproveitando ao máximo o espaço das paredes. Por isso, as prateleiras e nichos são os escolhidos para esse objetivo.

4 – Cestos

Os cestos pequenos podem ajudar a organizar pregadores ou produtos de limpeza nas prateleiras ou armários. Enquanto isso, os cestos maiores ajudam a separar as roupas na hora de colocar ou retirar da máquina de lavar. Apesar de ser um objeto simples, traz praticidade para a rotina.

Prateleiras são opção para verticalizar a decoração da lavanderia e aproveitar melhor o espaço.
Prateleiras são opção para verticalizar a decoração da lavanderia e aproveitar melhor o espaço. Imagem: Doma Arquitetura

5 – Armário, ganchos e caixas organizadoras

O armário, ganchos e caixas organizadoras ajudam não só da decoração da lavanderia do apartamento, mas também em sua organização. O armário pode ser inserido apenas na parte de baixo ou ser aéreo, dependendo do seu espaço.

Se possível, invista em uma marcenaria planejada, que pode transformar todo o seu ambiente. Dessa forma, você terá um móvel 100% preparado para as suas necessidades. Quando se trata de uma área de serviço integrada, o projeto pode trazer fluidez por meio da escolha dos materiais e cores.

Decoração de lavanderia integrada com cozinha, marcenaria planejada e bancada contínua.
Lavanderia integrada com cozinha, marcenaria planejada e bancada contínua. Imagem: Liv’n Arquitetura

Os ganchos, por sua vez, ajudam a pendurar roupas ou vassouras e rodos. As caixas podem guardar panos, esponjas e produtos de limpeza. Apenas certifique-se de etiquetar para encontrar o que precisa com rapidez.

6 – Uma pequena bancada

A bancada auxilia nas tarefas feitas na lavanderia, tais como no momento de dobrar as roupas ou dispor objetos e produtos que usará no dia.

Pode ser uma bancada contínua quando interligada com a da cozinha, por exemplo. Ou ser de outro material e em formato específico quando a área de serviço está em um cômodo exclusivo.

Apartamento decorado Brickell Iguatemi tem lavanderia integrada à cozinha.
Apartamento decorado Brickell Iguatemi tem lavanderia integrada à cozinha.

7 – Varal

Caso não adquira uma máquina lava e seca, a solução é ter um varal que permita estender a roupa de maneira confortável e sem comprometer muito a circulação na lavanderia do apartamento.

Há diferentes modelos e tamanhos disponíveis no mercado. O varal de teto ajuda a ocupar menos espaço, por ficar suspenso. As outras opções mais comuns são o varal de chão e o de parede, que podem ser retráteis.

8 – Tábua de passar roupa e cabideiro

Aquele item que talvez você tenha se esquecido! Inclua no seu projeto um espaço para colocar a tábua de passar roupa, preferencialmente dobrável ou embutida (para ocupar menos espaço).

Tenha também um cabideiro por perto, para colocar as peças que acabou de passar ou que são fáceis de amassar, tais como camisas e outras roupas sociais.

Cabideiro auxilia no momento de passar roupas na lavanderia do apartamento.
Cabideiro auxilia no momento de passar roupas na lavanderia do apartamento. Imagem: Viva Decora

Estilos de decoração para uma lavanderia perfeita no apartamento

Selecionamos mais 8 áreas de serviço para você se inspirar com a decoração e aplicar a que mais gosta no seu apartamento.

  • Lavanderia colorida com marcenaria planejada.
  • Lavanderia com tons de cinza do apartamento Figueira Cambuí.
  • Decoração de lavanderia com tons escuros dá originalidade ao espaço.
  • Decoração de lavanderia com tons escuros e claros.
  • Lavanderia integrada com cozinha e marcenaria planejada.
  • Decoração clean na lavanderia dá sensação de amplitude e de mais limpeza.
  • Lavanderia integrada à cozinha, com bancada contínua e prateleiras.
  • Quadros na decoração da lavanderia dão charme ao ambiente.

Como organizar a área de serviço do apartamento?

A Micaela Góes, do programa “Manual da Micaela”, conta algumas dicas de organização para a área de serviço. Entre as orientações, ela também fala sobre como guardar os itens do pet de estimação. Confira no vídeo a seguir:

Qual estilo de decoração de lavanderia você mais gostou?

Notamos nas imagens que a área de serviço realmente tem ganhado mais atenção no quesito decoração. Afinal, é um local da casa que frequentamos com recorrência. Sendo assim, por que não olhar para esse ambiente com mais cuidado e torná-lo tão agradável e funcional quanto o restante do apartamento? Esperamos que com as dicas aqui contadas, você consiga criar uma lavanderia perfeita para você!

Veja também:
Como montar uma adega no apartamento
Quer montar uma adega no apartamento? Confira dicas e ideias
Suíte master, Suíte e Demi-suíte: qual a diferença?
1 Comentário
  • Cláudio Petruz maio 19,2022 lúc 16:44

    Parabéns pela matéria. Muito clara e muito bem ilustrada. Tema importante.

Deixe seu comentário

Seu comentário:

Nome*
Site