Arquitetura e Decoração

Decoração do lavabo: veja dicas e inspirações para o seu apartamento

decoração de lavabo do apartamento

Escolher a decoração do lavabo pode causar grandes dúvidas pelo espaço ser bem compacto. Afinal, como deixar esse ambiente tão pequeno com personalidade e sem perder a funcionalidade? Selecionamos algumas dicas e diversas imagens inspiradoras para te ajudar a criar um lavabo incrível no seu apartamento.

Ponto positivo: sem limites para a criatividade na decoração do lavabo

Os elementos que compõem um lavabo são vaso sanitário, pia e espelho. Por não conter box com banheira ou chuveiro, permite uma decoração mais ousada, com diferentes materiais, uma vez que o lavabo não terá muita umidade.

Destinado principalmente para as visitas que passarão algumas poucas horas na casa do anfitrião, é um cômodo que deve ser extremamente funcional. Mas nem por isso precisa ter uma decoração sem graça. É perfeito para mostrar um pouco mais sobre a personalidade dos moradores e manter conexão com o restante do décor da casa.

Antes de tudo, tenha as medidas corretas

Não saia comprando móveis ou planejando um grande projeto para a decoração do lavabo sem as medidas corretas em mãos. Isso garantirá ter um décor adequado ao ambiente com boas escolhas de móveis e demais itens.

Lembre-se que o básico de um lavabo é a bacia sanitária, pia e, se desejar, um belo espelho. Para preservar uma boa circulação, especialistas sugerem que os móveis e louças sejam colocados todos de um único lado, deixando uma faixa livre para caminhar no lavabo.

Outra característica comum nesse ambiente é não ter janelas. Se este também for o seu caso, é imprescindível que tenha um exaustor para ventilação. E mais uma dica: invista em bons aromatizadores para manter o espaço perfumado.

A decoração do lavabo pode ser simples, mas evite ser simplista

Como já mencionamos no começo deste texto, é um ótimo espaço para evidenciar a personalidade dos moradores com autenticidade e elegância.

Priorize escolher uma decoração que converse com os demais ambientes do apartamento. Portanto, o estilo do lavabo pode ser vintage, clássico, moderno, monocromático, rústico, entre outros.

Decoração de lavabo com porcelanato com estampa de mármore. As cores claras dão sensação de amplitude
Lavabo com porcelanato com estampa de mármore. Imagem: Miro Martins/Lumio Cambuí

O lavabo, por não ter área úmida, permite receber diferentes tipos de revestimento, com variadas estampas. Por exemplo, é possível usar porcelanato que imita mármore, ou talvez usar o próprio mármore no ambiente. Cimento queimado, madeira, ladrilhos hidráulicos e materiais em alto relevo são algumas possibilidades.

Caso não queira colocar revestimento nas paredes, usar apenas tinta ou um papel de parede são soluções mais baratas e que podem ser igualmente bonitas.

Quais as melhores cores para o lavabo

A orientação geral de arquitetos e designers de interiores é optar por tons claros e neutros para uma sensação de maior amplitude. Off-white, tonalidades claras de verde e azul são algumas das cores que mais encontramos nos lavabos. No entanto, como sempre dizemos por aqui, a escolha é totalmente sua.

Decoração de lavabo com tons claros dá sensação de mais amplitude.
Tons claros na decoração dão sensação de mais amplitude. Imagem: Ariane Rosa Arquitetura

Há lavabos muito interessantes e criativos que são coloridos, vibrantes ou que são preenchidos com tonalidades escuras, dando todo um ar de modernidade. Certifique-se apenas de escolher algo que não vá enjoar em pouco tempo.

Veja uma galeria com diferentes estilos de decoração de lavabo

  • Decoração de lavabo colorido
  • Espelho oval para lavabo
  • Papel de parede para lavabo
  • Pia e bancada para lavabo
  • Lavabo colorido e com quadros
  • Lavabo com papel de parede floral

As louças, metais e móveis para um lavabo lindo e funcional

Usar formatos diferentes de espelho é um ótimo caminho para dar um toque autêntico ao cômodo. Redondos, com formas orgânicas, ovais… Enfim, as versões disponíveis no mercado são diversas.

Sobre os móveis, é interessante ter um gabinete logo abaixo da pia para colocar itens como sabonetes, toalhas de rosto, papel higiênico, entre outros. Prateleiras ou nichos também são uma boa ideia!

Bancada esculpida é funcional e permite colocar itens de higiene e objetos decorativos no lavabo
Bancada esculpida é funcional e permite colocar itens de higiene e objetos decorativos no lavabo. Imagem: Dia de Beauté

Mas caso não haja espaço para tanto, uma bancada como apoio da cuba será o suficiente para dispor os produtos de higiene, um pequeno vasinho com planta e outros itens decorativos.

Os modelos de pias também variam muito, alterando formatos e materiais. Você pode optar por uma opção pronta ou então solicitar que se faça uma personalizada ao seu lavabo. As pias esculpidas têm ganhado cada vez mais espaço nos lavabos e banheiros tradicionais.

Atenção para a iluminação

Para a iluminação do lavabo (e de qualquer outro ambiente), lembre-se: ela também precisa ser funcional. Alguns projetos mais atuais têm apostado em faixas de LED ao redor do espelho, por exemplo, dando um charme único e trazendo uma iluminação frontal para quem usar a pia e o espelho.

Faixa de LED atrás de espelho é tendência em decoração de lavabo. Outras fontes de luz podem complementar o ambiente.
Faixa de LED atrás de espelho é tendência em decoração de lavabo. Outras fontes de luz podem complementar o ambiente. Imagem: SFN Arquitetura

Arandelas, luminárias de teto e spots são outras ideias interessantes. E se quiser, você pode misturar diferentes tipos de iluminação para valorizar o espaço e trazer sensação de amplitude.

Como você vai decorar o seu lavabo?

Viu como um espaço pequeno como um lavabo pode ser autêntico e único em um apartamento? Esperamos que com essas dicas e inspirações, você possa criar um ambiente confortável e funcional para suas visitas. Aliás, qual estilo de decoração você mais gostou? Comente com a gente. 😉

Veja também:
residenciais integrados a shopping centers
Tendência luxuosa: residenciais integrados aos shopping centers
7 tendências de decoração para apartamento em 2017
1 Comentário
  • Cláudio Petruz jun 22,2022 lúc 12:47

    Gostei muito da matéria…
    Parabéns.

Deixe seu comentário

Seu comentário:

Nome*
Site