Arquitetura e Decoração

Cozinha moderna de apartamento: a receita completa para montar a sua

Cozinha moderna de apartamento

Ah, a cozinha… Lugar de temperos, aromas, sabores e “estilo”? Claro! Afinal, como todos os ambientes da sua moradia, ela também tem espaço para uma pitada de personalidade e uma boa dose de bom-gosto. Portanto, saboreie nosso texto repleto de inspirações e dicas para uma cozinha moderna de apartamento!

Antes de tudo, o que é o “estilo moderno”?

Trata-se de uma proposta de decoração que se baseia principalmente na ideia do “menos é mais”. Unir em um ambiente a funcionalidade e o estilo minimalista e contemporâneo.

Cozinha moderna no apartamento
Exemplo de cozinha moderna

Logo, como você pode perceber, em uma cozinha moderna todos os elementos devem ser funcionais, sem espaços para excessos ou elementos desnecessários.

A iluminação

Geralmente, em ambientes onde é necessária uma atenção maior aos detalhes, a claridade é essencial. Isso serve para escritórios e para cozinhas.

Cozinha moderna bem iluminada.

Luzes brancas são as mais indicadas em uma cozinha moderna de apartamento. Janelas amplas também colaboram para um ambiente mais claro, que transmitirá uma sensação maior de amplitude.

O tamanho tem a ver com a cor?

Sim, e muito! Se a sua cozinha moderna de apartamento for menos espaçosa, opte por cores mais claras e neutras, que darão uma noção maior de espaço.

Já em uma cozinha espaçosa, pode ousar à vontade e trazer cores escuras e estilosas nas paredes e revestimentos do ambiente para deixá-lo recheado de estilo. Mas lembre-se: não precisa revestir todas as paredes! Escolha apenas uma para criar um contraste harmonioso.

Espaço livre, nichos e prateleiras

Outro elemento essencial na decoração de uma cozinha moderna de apartamento é o espaço livre. Por isso, é recomendável e até mesmo necessário que você use e abuse das prateleiras e nichos para aproveitar o espaço de forma inteligente.

Cozinha moderna no apartamento
Os nichos e prateleiras ajudam a otimizar o espaço.

Uma ilha só para você

Ainda falando em aproveitamento de espaços, sem dúvidas um ingrediente chave para uma cozinha moderna de apartamento é a ilha. Este elemento sempre presente no ambiente funciona como um apoio à bancada, que coloca o cozinheiro em evidência, além de poder ser usado para servir petiscos aos convidados.

Cozinha moderna do Urban Haus
O Urban Haus traz uma cozinha moderna com ilha. Divulgação

A ilha pode ser feita com diversos materiais e cores. O importante é que ela componha o ambiente com harmonia visual.

Linhas e ângulos retos

Um elemento crucial para representar uma cozinha moderna é a aplicação de linhas horizontais bem evidente.

Cozinha moderna no apartamento
Os ângulos retos de uma cozinha moderna.

Seja nos nichos, prateleiras, móveis planejados ou gavetas, o importante é manter ângulos retos e planos.

Integração e fluidez

Outra característica carregada de modernidade. A grande maioria de imagens que você observar como referência na decoração de cozinhas modernas de apartamento é composta de um ambiente integrado com a sala de jantar, de jantar ou com a varanda gourmet.

Cozinha moderna do Brickell Iguatemi
O Brickell Iguatemi traz em seu projeto uma cozinha moderna integrada. Divulgação

Essa integração traz um conceito mais aberto e funcional, o que transmite uma sensação de amplitude aos ambientes. Se puder, opte por uma cozinha integrada.

Cozinha clean – e não estamos falando só de limpeza!

Lembra que logo no começo citamos que a base para uma decoração de cozinha moderna de apartamento é manter tudo clean? Pois é. Dentro de todas essas dicas que demos, tente manter sua decoração o mais limpa e funcional possível.

Cozinha moderna clean
Exemplo perfeito de cozinha moderna clean.

Uma boa dica nesse sentido é usar materiais como vidros, acrílicos, inox e pedras naturais, que contribuem para um visual mais limpo, neutro e funcional.

Agora é com você!

Já te demos a receita, agora é hora de você criar uma cozinha moderna de apartamento que transborde estilo e sabor na sua moradia.

Veja também:
residenciais integrados a shopping centers
Tendência luxuosa: residenciais integrados aos shopping centers
tipos de porcelanato: conheça os diferentes tipos de acabamento
Tipos de porcelanato: os diferentes acabamentos para apartamento
2 Comentários
  • José Roberto Peccin abr 19,2022 lúc 10:02

    Vocês poderiam por um exemplo de cozinha com vitro sobre a pia. A do DOC, por exemplo.

  • Cláudio Petruz abr 18,2022 lúc 10:12

    Ótima matéria. é a parte do apartamento mais frequentada…

Deixe seu comentário

Seu comentário:

Nome*
Site