Concreto armado e Alvenaria estrutural: você sabe a diferença?
Ao conferir a ficha técnica de um residencial ou seu memorial descritivo, é comum encontrarmos a informação sobre qual o tipo de construção utilizado: alvenaria estrutural ou concreto armado. Você já se perguntou qual a diferença entre esses dois métodos, como cada um influencia no projeto e até nos seus planos de reforma no futuro?
São essas questões que vamos explicar nos próximos parágrafos. 😉
O que é Alvenaria Estrutural
O método construtivo de alvenaria estrutural é caracterizado por não ter pilares e vigas. “Então como o edifício se sustenta?” Quem faz esse papel são as paredes, que também ficam responsáveis pela vedação da construção.

Na alvenaria estrutural, utilizam-se blocos de concreto ou cerâmicos autoportantes. Dessa forma, há menor uso de madeiras, aço e concreto para a construção do residencial, tal vantagem também gera redução de custos.
Mas a alvenaria estrutural também apresenta algumas desvantagens. As principais são a limitação estética e de tamanho que o projeto tem com esse método.
Além disso, não permite reformas que não haviam sido planejadas, uma vez que as paredes fazem o papel de sustentação do edifício, podendo prejudicar toda a estrutura caso uma delas seja quebrada ou removida.
O que é Concreto Armado
Considerado um modelo clássico, o método concreto armado é o que utilizamos em nossos empreendimentos. Nele, utilizamos vigas e pilares para dar sustentação ao projeto, como se fossem o esqueleto da construção.
Diferente da alvenaria estrutural, as paredes aqui fazem apenas o papel vedação e de separar os ambientes. O concreto armado pode ser usado em qualquer tipo de construção, oferecendo liberdade criativa na elaboração do projeto. A sua alta resistência e conservação também são pontos positivos a serem considerados.
Uma desvantagem desse método construtivo é a sua complexidade, isso porque as paredes erguidas para vedação precisam ser quebradas para instalação de tubulações, acarretando mais custos com materiais.
Em contrapartida, é o modelo ideal para quem pretende fazer obras no futuro, removendo paredes para integrar ambientes ou criar diferentes cômodos.

Inclusive, nos empreendimentos da CRB Construtora, isto pode ser feito nos apartamentos ainda na planta. Isso porque criamos projetos flexíveis e oferecemos aos clientes a opção de fazer modificações pré-definidas no imóvel ainda em construção.
Transformar um dormitório em home office, aumentar o living, ter ou não área de serviço na cozinha são algumas das diferentes opções, a depender de cada residencial.

Isso se torna muito vantajoso para os futuros moradores, pois terão seus apartamentos entregues já com as configurações que mais se adequam ao estilo de vida que possuem. Assim também evitam gastos e quebra-quebra com reformas após a entrega das chaves.
Outro diferencial é com relação a personalização de acabamentos. Na CRB Construtora, é possível personalizar revestimentos, pisos, bancadas de cozinha, varanda e banheiros, entre outras opções.
Quer saber mais? Contamos tudo no artigo “Morar do seu jeito: conheça a personalização de apartamentos”.
E aí, gostou de saber a diferença entre alvenaria estrutural e concreto armado? Importante ressaltar que ambos são métodos seguros para a construção civil, com suas vantagens e desvantagens, sendo de responsabilidade dos profissionais capacitados a escolha mais adequada para diferentes projetos.
Tive conhecimento deste método de construção em 1984, na Itália, atravéz de um amigo italiano que estava a trabalho aqui no Brasil.
Excelente matéria principalmente para esclarecer as pessoas que não são da área da construção civil (meu caso), para mim foi muito importante essas informações, parabens
Muito boas e oportunas as informações. Desconhecia método de alvenaria estrutural. Boa didática.
Muito bacana
Muito boa matéria. esclarecedora. Parabéns.
Maravilha excelente sua forma de ilustrar os dois tipos parabéns a CRB