Arquitetura e Decoração

Brasilidade na decoração: o novo luxo que remete às origens

Valorizar suas raízes, aquilo que representa sua história e cultura é algo cada vez mais presente nos grandes projetos arquitetônicos, de design e decoração de interiores. Saiu de cena aquele pensamento de que apenas o que vem do estrangeiro tem valor, o novo luxo agora é resgatar a brasilidade e toda a sua originalidade.

O Cidade Matarazzo, empreendimento multiuso em construção na cidade de São Paulo, usa essa tendência com maestria. O complexo homenageia a brasilidade combinando arte, gastronomia, natureza, cultura, serviços de excelência e grandes marcas.

Cidade Matarazzo valoriza a brasilidade na decoração
Suíte de alto luxo do Cidade Matarazzo valoriza a brasilidade. Foto: Divulgação

É o conceito do novo luxo que se estabelece e ganha mais adeptos com esse grande projeto, do qual o renomado arquiteto francês Jean Nouvel faz parte.

Cidade Matarazzo valoriza a brasilidade na decoração
Empreendimento é um templo dedicado à beleza. Foto: Divulgação

O interessante do toque brasileiro no decor é que o país é multi. Multifacetado, multicultural, multicolorido. E ainda assim, consegue ser autêntico nessa mistura de raças, sabores, cores, texturas e crenças.

O seu apartamento também pode ficar único e plural, basta selecionar os elementos certos. Por isso, hoje contaremos as 5 principais características da brasilidade na decoração que você pode aplicar no seu lar com muita personalidade e luxo.

5 características da brasilidade na decoração

1. Muita fauna, flora e tropicalismo

O Brasil é rico em belezas naturais, vegetação abundante e as mais belas espécies de animais. O primeiro passo para dar um toque de brasilidade na decoração é trazer justamente os elementos que caracterizam a fauna, flora e a vibe tropical.

Paz e tranquilidade são sensações imprescindíveis que nossa casa deve proporcionar. Sendo assim, as plantas e flores acabam sendo grandes parceiras nesse quesito.

Brasilidade na decoração: use plantas para trazer a natureza pro seu apartamento
Foto: Pinterest

É possível também colocar as plantas em diferentes ambientes, incluindo banheiro e cozinha, indo além do living, quarto e varanda. As opções são infinitas, desde pequenas plantas como cacto e suculentas a árvores frutíferas, que você mesmo(a) pode cultivar em seu apartamento.

Outras maneiras do seu apartamento ter uma alma tropical é por meio de estampas, cores e materiais que representem a conexão com a natureza, a leveza da brisa do mar, o toque da areia.  Explore as possibilidades nas paredes, almofadas, móveis, tapetes e demais itens decorativos.

Brasilidade na decoração: ambientes com madeira, plantas e palha remetem ao clima tropical
Projeto Edson Lorenzzo/CASACOR. Foto: Rômulo Fialdini

2. Variedade de cores, sejam elas vibrantes ou sóbrias

Se tratando de brasilidade na decoração, é impossível eleger poucas cores que a representem. Aliás, é um grande erro reduzi-la às cores verde, amarelo e azul.

De Norte a Sul, há diferentes tonalidades que podem caracterizar cada região do país. Até tons mais sóbrios como o cinza e preto podem ser usados, representando grandes cidades do Sul e Sudeste.  

Brasilidade na decoração pode ser representada pelos tons sóbrios de grandes metrópoles
Casa Mattos / FGMF Arquitetos

O clássico verde pode entrar no seu apartamento em diferentes tonalidades, mais vívido ou mais escuro, oscilando entre a sensação de frescor e elegância. É uma ótima maneira de representar as florestas da região Norte, junto a outros elementos feitos com materiais naturais, como bambu e madeira.

Brasilidade na decoração: use o verde para remeter às florestas da região norte.
Brasilidade na decoração: use o verde para remeter às florestas da região norte.
Fotos: (1) Très Arquitetura e (2) Plantar Ideias/CASACOR

Para quem gosta de ambientes descontraídos, a sugestão é investir nas alegres cores que lembram o Nordeste. Amarelo, vermelho, roxo, magenta e azul entram na lista de possibilidades.

Aqui, a mistura de tons, texturas e padronagens está permitida para dar dinamismo ao apartamento. Caso queira algo menos ousado, invista em objetos e alguns mobiliários coloridos para criar pontos de contraste.

Brasilidade na decoração com muitas cores alegres e descontraídas
Fotos: (1) Histórias de Casa e (2) Arquitetura Viva / Marcus Camargo

Claro que os tons terrosos apareceriam por aqui para representar a brasilidade na decoração. Talvez sejam as cores que mais estabeleçam uma conexão profunda com nossa ancestralidade. Remete muito ao Centro-Oeste, traz sensação de aconchego e comprova que o simples pode ser muito sofisticado.

Brasilidade na decoração: tons terrosos trazem aconchego
Fotos: (1) Ticiane Lima/CASACOR e (2) Pinterest

3. Uso de materiais naturais

Diferentes países têm a madeira como elemento chave na arquitetura e decoração de interiores.  Mas quando se trata de brasilidade na decoração, esse e outros materiais naturais possuem formas e estilos bem característico. 

Brasilidade na decoração: use materiais naturais como a madeira e a palha
Brasilidade na decoração: use materiais naturais como a madeira e a palha
Fotos: (1) Pascali Semerdjian Arquitetos, (2) Pinterest e (3) AS Design Arquitetura / Rafael Renzo

No seu apartamento, além da madeira, você pode explorar o uso de mobiliários e itens decorativos que tenham em sua composição palhas, sisal, vime, bambu e até couro.

O couro também pode dar um toque de brasilidade na decoração
Apartamento Alto da Lapa – H2C Arquitetura

O interessante desses materiais é a possibilidade de criar as mais diferentes atmosferas, mantendo a brasilidade.  Pode ser um décor mais sóbrio e elegante, descontraído e ousado, ou até que remeta à uma casa de veraneio ou do campo. 

4. Valorização da arte nacional

Tenha mais texturas, volumes e sensações com a arte brasileira. Seja objetos artesanais, quadros com fotografias ou pinturas.

Esculturas feitas a partir de barro, argila ou madeira expressam muito a brasilidade na decoração. Se você gosta da cultura indígena, por exemplo, experimente inseri-la em seu apartamento por meio de objetos típicos como cocar, vasos e bancos.

Objetos e artes indígenas podem ajudar a dar brasilidade na decoração do apartamento
Projeto Sidney Quintela / Foto: Victor Affaro

O artesanato também é muito característico e traz um pouco mais de história e charme para os ambientes, sejam eles elegantes, minimalistas, modernistas ou despojados.

Brasilidade na decoração: obras e artes de artesãos brasileiros são clássicos no estilo
Apartamento Alto da Lapa – H2C Arquitetura

O artista mundialmente conhecido Hugo França produz esculturas mobiliárias a partir de árvores condenadas naturalmente por intempéries ou pela ação do homem.

Suas obras estão presentes no Instituto Inhotim e impressionam a todos por suas formas, uma vez que as madeiras utilizadas têm o mínimo de intervenção possível.

Hugo França utiliza árvores para produzir suas esculturas mobiliárias
Artista produz desde bancos a mesas de apoio, peças ambientadas e esculturas. Foto: Divulgação

O designer, além de esculpir bancos, também produz cachepôs, mesas, itens de decoração e até escadas, tudo a partir de sua maior inspiração: a árvore.

Hugo França utiliza árvores para produzir suas esculturas mobiliárias
Escada Carvalho, por Hugo França. Foto: Ale Rodrigues/ Divulgação

Vik Muniz, Sandra Cinto e Artur Lescher são outros nomes que podemos citar aqui, e que possuem grande relevância nacional e internacional com suas obras.

5. Autenticidade com mobiliário de designers brasileiros

Profissionais do design mobiliário no Brasil são cada vez mais elogiados pelos seus trabalhos. Alguns, inclusive, desenvolveram grandes clássicos!

A cadeira Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, é uma referência quando se trata de móveis brasileiros. Foi criada em 1957 e é inspirada nas redes indígenas. Faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York e, atualmente, as cadeiras Paulistano decoram os mais diversos ambientes com suas diferentes roupagens.

Cadeira Paulistano, clássico no design mobiliário, traz brasilidade na decoração
Cadeira Paulistano, clássico do design mobiliário / Fotos: Pinterest e Histórias de Casa

A poltrona Mole também merece destaque. Foi desenvolvida por Sergio Rodrigues e é uma das peças mais famosas do design brasileiro, colaborando na projeção internacional do setor.

A poltrona é constituída de madeira maciça, tiras de couro e almofadas que garantem todo o conforto. Você muito provavelmente já viu essa peça brilhando em grandes revistas e sites de arquitetura e decoração.

Poltrona Mole projetou o design brasileiro no exterior.
Poltrona Mole colaborou na projeção internacional do design brasileiro / Foto: Rafael Renzo

As referências de designers são várias. Os famosos Irmãos Campana, Zanini de Zanine, Jader Almeida e tantos outros também podem dar a brasilidade na decoração que você deseja.

Item bônus! Os brasileiríssimos cobogós

Um elemento capaz de transformar qualquer ambiente de maneira até poética. O cobogó é uma criação brasileira, que surgiu na década de 1920, em Recife. Seu nome é a junção da primeira sílaba dos sobrenomes de seus três criadores:  o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernesto August Boeckmann e o brasileiro Antônio de Góis.

Brasilidade na decoração: use cobogós para separar ambientes
Projeto Pedro Lázaro / Foto: Casa Claudia

O cobogó ganhou destaque na arquitetura modernista brasileira e tem inspiração no muxarabi, elemento da arquitetura árabe construído em madeira, utilizado para separar os cômodos.

No Brasil, o cobogó é comumente usado em fachadas e para facilitar a entrada de luz natural e ventilação. No entanto, também pode servir como divisória entre ambientes internos.

Brasilidade na decoração: use cobogós para separar ambientes
Apartamento Cobogós – Pietro Terlizzi Arquitetura / Fotos: Guilherme Pucci

O que você mais gosta desse estilo de decor?

Cores, texturas, estampas, arte e mobiliário permitem criar ambientes que podem refletir o Brasil e toda sua pluralidade, dar personalidade ao seu apartamento e ainda representar seu estilo de vida. Dos itens que contamos, qual você mais gostou para dar um toque de brasilidade na decoração? Tem alguma que não falamos? Conte nos comentários. 😉

Veja também:
decoração de verão no apartamento
Decoração de verão no apartamento: confira 5 dicas
Tipos de luminárias para ambientes de apartamento
Inspire-se: 8 tipos de luminárias para ter no apartamento

Deixe seu comentário

Nội dung

Nome*
Site