Arquitetura e Decoração

Banheira no apartamento: o que saber antes de escolher a sua

pode ter banheira no apartamento? saiba o que é necessário

Ter uma banheira no apartamento deixa o lar ainda mais aconchegante. O banheiro se torna mais um espaço para relaxar, renovar as energias após um longo dia de trabalho e diversas tarefas. Se transforma em um verdadeiro spa.

Se está pensando em adquirir uma, contaremos o que é preciso para colocar uma banheira no apartamento, além de orientações sobre modelos e como escolher.

Afinal, pode instalar uma banheira no apartamento?

Antes de começar a escolher modelos e marcas, há um passo extremamente importante. É preciso saber se o prédio é capaz de suportar a carga que uma banheira cheia de água causa. Se o apartamento já contar com infraestrutura preparada, você certamente já terá todas as informações em mãos.

Alguns empreendimentos CRB Construtora contam com esse diferencial, proporcionando mais praticidade e tranquilidade no momento de instalar a banheira. Entre os residenciais está o novo lançamento Legacy Campolim, Tom Jobim, D.O.C Campolim, Figueira Cambuí, entre outros.

Caso não tenha infraestrutura preparada, a solução é contratar um arquiteto ou engenheiro para realizar um estudo do que é possível fazer sem causar danos na estrutura do edifício.

Banheira no apartamento: residenciais com infraestrutura preparada para banheira trazem praticidade no momento da instalação.
Banheiro Suíte Master do residencial Legacy Campolim tem preparação para banheira

Além disso, é necessário consultar o síndico do condomínio sobre essa intervenção. A instalação mal feita e sem a segurança adequada gera infiltrações no vizinho de baixo e rachaduras, causando enormes transtornos e gastos inesperados.

Quais os modelos de banheira disponíveis para ter no apartamento

Embutir

Clássica e amplamente conhecida. A banheira de embutir, como o nome já sugere, deve ser embutida, exigindo um acabamento de alvenaria na parte superior e lateral da peça.

Banheiras no apartamento: Banheiras de embutir são clássicas e tradicionais.
Clássicas e tradicionais. Banheiras de embutir precisam de acabamento em alvenaria. Imagem: Eric Barth e Ryan Burke

Ela exige mão de obra especializada para cuidar da parte hidráulica, elétrica e de alvenaria. Há diversas possibilidades de revestimento para essa banheira no apartamento. Pode ser mármore, madeira… Tudo de acordo com o clima que deseja para o banheiro.

Aqui também entram as banheiras com completa estrutura de alvenaria, podendo ter exatamente o formato e tamanho adequados para você.

Um modelo que ganha destaque em sites e revistas especializados em decoração é a banheira de cimento queimado. Também é comum encontrar banheiras de alvenaria revestidas de pastilhas e porcelanato.

Banheiras com estrutura completa de alvenaria podem ser feitas no tamanho e formato que preferir.
Banheiras com estrutura completa de alvenaria podem ser feitas no tamanho e formato que preferir. Imagem: Alexander&CO

Freestanding

Perfeita para quem busca por praticidade ao ter uma banheira no apartamento. A banheira freestanding, também chamada de “sobrepor”, não precisa ser fixada no chão. E exatamente por isso pode ser colocada em qualquer lugar que tenha entradas e saídas para a água.

Algumas possuem pés de apoio, sendo as mais famosas as banheiras vitorianas. São charmosas e seguem o estilo retrô. Combinam muito bem com decorações vintage, clássicas e elegantes.

Banheira no apartamento: a banheira vitoriana é clássica. Possui pés de apoio e combina com decorações vintages.
Banheiras vitorianas são clássicas e definidas como freestanding. Imagem: DOKA Bath Works

Se deseja traços mais minimalistas e contemporâneos para a banheira no apartamento, há uma infinidade de opções. Estas não possuem os caraterísticos pés das banheiras vitorianas e, assim como as de embutir, têm diversos formatos. Dos mais simples aos mais elaborados.

Qual a diferença entre banheira de hidromassagem, imersão, ofurô e spa?

A principal característica de uma banheira de hidromassagem é disparar pequenos jatos de água, gerando aquele efeito relaxante de massagem. Esse recurso pode ser acompanhado com sistema de aquecimento da água, deixando tudo mais atrativo.

Banheira no apartamento: a hidromassagem chama a atenção pelo recurso de jatos de água no interior do equipamento.
Banheira hidro chama atenção pela massagem com o recurso de jatos de água. Imagem: Mariane Baptista e Marilda Baptista

Já a banheira de imersão não precisa de uma ligação com rede hidráulica ou elétrica, como é o caso da banheira de hidro. Podemos dizer que toda banheira de imersão é do modelo freestanding. Mesmo sem os recursos de hidromassagem, é ótima para relaxar em casa.

Presente na cultura oriental, o ofurô é um tipo de banheira tradicionalmente feita de madeira e com mais profundidade. Pode ser apenas de imersão ou ter recurso de jatos de hidromassagem. É possível colocá-la tanto em banheiros e suítes quanto em áreas externas, sendo muito utilizada para revitalizar corpo e mente.

Banheiras ofurô são sinônimo de relaxamento. Podem ser colocadas em áreas externas, banheiros e suítes.
Banheiras ofurô são sinônimo de relaxamento. Imagem: Pinterest

Por fim, a banheira spa. É bem semelhante a de hidromassagem. O que a diferencia é a quantidade de dispositivos disponíveis para uma massagem mais completa.

Banheiras spa podem receber até 8 pessoas. Por isso, é comumente instalada em áreas externas, tais como garden, varanda e terraço de apartamentos.

  • banheira spa no apartamento
  • pode instalar banheira no apartamento? o que analisar antes

Como escolher uma banheira?

Após entender um pouco sobre os tipos e o que é preciso fazer para ter uma banheira em casa, vamos à escolha. Para ser o mais assertivo possível, tenha em mente os 3 tópicos a seguir:

1. Decoração

Escolha o modelo e formato que mais se adequam ao estilo de decoração do banheiro. Do vintage ao contemporâneo, as linhas da banheira irão complementar o clima do ambiente, principalmente se for do modelo freestanding.

No caso das banheiras de embutir, a atenção fica, principalmente, na alvenaria após a devida instalação. Hoje em dia as possibilidades de acabamento são diversas e permitem soltar a criatividade. Cimento queimado, madeira, porcelanato e mármore são algumas sugestões.

2. Tamanho da banheira e do ambiente

Um equívoco muito comum ao comprar uma banheira é não se atentar ao tamanho da peça. Diferente de alguns móveis que podem ser desmontados, com a banheira isto não é possível.

É preciso ter as dimensões adequadas tanto para caber no banheiro, quarto ou varanda, quanto para passar por portas no momento da instalação. Caso contrário, será necessário fazer quebra-quebra para colocar a peça no ambiente.

3. Formato da banheira

Existem basicamente 5 formatos de banheiras que influenciam no décor no tamanho:

  • Banheira redonda – As banheiras redondas são as que mais remetem ao clima de spa. As linhas curvas dão um charme à peça, porém, se for de embutir demanda mais espaço para instalação.
  • Banheira retangular – Está entre as opções mais conhecidas e tradicionais. Ideal para qualquer banheiro, principalmente os mais compactos, por poder ficar bem próxima às paredes.
  • Banheira quadrada – Formato clássico, principalmente para uma banheira de hidromassagem. Essa banheira no apartamento pode demandar um pouco mais de espaço que a retangular.
  • Banheira oval – As banheiras ovais são mais comuns entre as freestanding. São elegantes e têm design diferenciado. Se deseja uma banheira pequena, este é um bom tipo para o uso de uma pessoa.
  • Banheira de canto – Boa solução para quem precisa otimizar espaço e quer trazer um clima mais característico de spa. Há modelos para até 3 pessoas.
  • banheira no apartamento: o que saber antes de escolher a sua
  • banheira no apartamento: o que saber antes de escolher a sua
  • banheira no apartamento: o que saber antes de escolher a sua
  • banheira no apartamento: o que saber antes de escolher a sua
  • banheira no apartamento: o que saber antes de escolher a sua

Qual será a banheira do seu apartamento?

Antes de decidir, um lembrete: independente de qual modelo mais te interessar, ter em mãos a validação de um engenheiro e do condomínio para a instalação de uma banheira no apartamento é de suma importância. Assim, ficará mais fácil relaxar ao máximo, sem qualquer preocupação. Agora, nos conte: qual modelo você mais gostou? 😉

Veja também:
personalização de apartamentos: quais as possibilidades
Morar do seu jeito: conheça a personalização de apartamentos
Pisos para apartamento: como escolher o modelo mais adequado para o seu uso

Deixe seu comentário

Seu comentário:

Nome*
Site