Arquitetura e Decoração

7 formas de ampliar um apartamento compacto

Como ampliar apartamento pequeno

O mercado imobiliário tem apresentado cada vez mais imóveis com metragens reduzidas, que podem começar em compactos 10m², exigindo um projeto de decoração personalizado e otimizado. Se esse é o seu caso e está em busca de ideias de como aumentar um apartamento pequeno, trouxemos neste artigo 7 dicas para fazer isso com inteligência, estilo e sofisticação.

As 7 maneiras de aumentar um apartamento pequeno

1. Padronize cores e acabamentos

Em termos técnicos, isso quer dizer que o ideal é dar continuidade na decoração para aumentar um apartamento pequeno. Escolha um revestimento a ser usado em todo o imóvel, ou em quase todo ele. Opte também por uma paleta de cores e a aplique no máximo de cômodos possível. Assim, evita-se a interrupção visual.

No decorado do Lumio Cambuí, foi aplicada essa técnica. Observe: as cores do living, cozinha e jantar são semelhantes, e o piso utilizado é o mesmo em quase todo o imóvel, justamente para não ocorrer uma setorização dos ambientes, evitando a sensação de compactação.

  • Cozinha integrada com sala de jantar em tons cinzas
  • Sala de jantar integrada com tons cinzas
  • Living integrado com tons cinzas

+ Leia mais: Como escolher as cores na decoração do apartamento?

2. Valorize as cores claras

É comprovado que as cores claras refletem a luminosidade e dão a sensação de amplitude aos ambientes. Por isso, se deseja ampliar um espaço pequeno do seu apartamento, é altamente recomendado optar por cores como branco, off-white, bege e tons pastel no geral, que apresentam alta leveza e baixa saturação.

Essa mesma regra também é aplicável aos móveis. Repare: sofás, camas e armários claros dão a sensação de serem maiores do que os de tons escuros, não acha?

  • Cores claras ajudam a ampliar apartamento pequeno
  • Living com cores claras traz sensação de ampliação do espaço

3. Utilize espelhos

Assim como as cores claras, os espelhos são capazes de ampliar o espaço, isso porque eles também refletem a luz e, obviamente, o próprio ambiente.

É muito comum ver esse item em quartos, aplicados principalmente nas portas do closet. No entanto, também é visto em livings, corredores e salas de jantar. Opte pelos espelhos em formatos grandes, se possível, do chão ao teto.

Espelho grande na parede da sala de estar: recurso ajuda a aumentar espaço do apartamento.
Imagem: InDizajn’s Mirjanom Mikulec

No apartamento decorado de 60m² do Brickell Iguatemi, encontramos essa técnica na divisória que separa a suíte do living. Interessante, não? Pode ter certeza: essa é uma sugestão infalível para aumentar um apartamento pequeno.

  • Espelho em divisória de suíte e living ajuda a ampliar espaço do apartamento
  • Espelho em divisória de suíte e living ajuda a ampliar espaço do apartamento

4. Invista em uma boa iluminação

A iluminação natural, além de ser importante para nossa saúde, ajuda na ampliação de espaços. Porém, a aplicação correta da luz artificial também entra nessa equação.

Mas para tal, é preciso contar com o apoio de um profissional (arquiteto ou designer de interiores) para fazer um estudo no seu imóvel e propor um projeto que valorize o ambiente, os móveis e decoração.

Aqui no nosso blog, já contamos um pouco sobre os diferentes tipos de luminárias para apartamentos e como são usadas.

+ Leia mais: Inspire-se: 8 tipos de luminárias para ter no apartamento

5. Aposte em listras

Uma dica simples, rápida e prática. Assim como nas roupas, as listras podem criar a sensação de alongamento nos ambientes. É possível utilizar essa estampa em tapetes e paredes. Para alongar o pé-direito do seu apartamento, use listras na vertical. 😉

  • Listras na vertical alongam pé-direito e ajuda a ampliar espaços do apartamento
  • Listras é um tipo de estampa e recurso que ajuda a ampliar espaços compactos.

6. Integre ambientes

Se fazer obras for uma opção para você, pense em um projeto onde há integração de espaços. Unir sala, cozinha e varanda é algo visto até em apartamentos de metragens maiores.

Ambientes integrados ampliam apartamento compacto e valoriza luz e ventilação natural.
Imagem: Mauricio Arruda

Em nossos empreendimentos há vários apartamentos, de diferentes tamanhos, que têm a opção de unir cômodos. Além de proporcionar mais espaço, remover paredes valoriza a luz e ventilação naturais.

7. Adquira móveis planejados

A marcenaria planejada tem o poder de otimizar e aproveitar cada centímetro disponível. Para aumentar apartamentos pequenos, esse recurso é essencial.

Mesmo que seja um investimento mais alto, o custo-benefício é o melhor. É certeza que você terá funcionalidade, praticidade e ainda manterá uma boa circulação nos ambientes.

Um exemplo bacana é o projeto do apartamento decorado Lumio Cambuí. Para a área de serviço integrada com a cozinha, optamos por uma marcenaria personalizada que “esconde” esse ambiente quando não está sendo usado.

Como aumentar um apartamento pequeno: marcenaria planejada na área de serviço otimiza ambiente
Marcenaria planejada “esconde” área de serviço quando não está sendo usada. Imagem: Miro Martins

Qual dessas ideias para aumentar apartamento pequeno você utilizará?

É importante ressaltar que as sugestões ditas aqui são válidas para qualquer metragem de imóvel, não apenas para os compactos. Afinal, é sempre bom valorizar cada m² do nosso lar, independente do seu tamanho. Então, conte pra gente, qual ideia você mais gostou? 😉

Veja também:
Hall de Entrada no Apartamento
Hall de Entrada no Apartamento: confira como decorar esse espaço
sala de jantar com iluminação natural
Iluminação natural no apartamento: entenda a importância
1 Comentário
  • Cláudio Petruz jul 5,2022 lúc 12:55

    gostei da matéria. dicas valiosas.

Deixe seu comentário

Seu comentário:

Nome*
Site